Ciências Contábeis: conheça o mercado de trabalho

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Relatos Contábeis

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL!

Aqui você encontra artigos, indicação de cursos, livros, palestras e outros conteúdos destinados principalmente aos interessados na profissão contábil. Boa leitura!

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Um profissional contábil, ou contador, no geral, está habilitado para trabalhar em empresas públicas e privadas ou até mesmo como autônomo.

No entanto, com uma procura cada vez maior por esse profissional, para identificar desvios de dinheiro ou outros tipos de corrupção em grandes empresas, suas possibilidades de atuação aumentam cada vez mais.

Ao ler este artigo, você irá conhecer as inovações na legislação da profissão Ciências Contábeis, seus impactos nas áreas de atuação, além das novas possibilidades no mercado de trabalho atual.

Ciências Contábeis: conheça o mercado de trabalho

 

A profissão do contador

O contador tem tarefas bem definidas em seu cotidiano, independente do local onde trabalha.

No geral, ele identifica, mensura, registra, divulga e analisa todas as transações efetuadas nas instituições em que trabalha.

O profissional contábil também é responsável por planejar, organizar, executar e controlar as atividades financeiras, para que as organizações alcancem seus objetivos e metas a curto, médio e longo prazo.

Existem dois tipos de profissionais de contabilidade: o técnico contábil e o graduado em Ciências Contábeis.

Para exercer a profissão, é obrigatório que o profissional tenha seu registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade de seu Estado, o CRC.

No entanto, desde junho de 2015, somente os formados na graduação em Ciências Contábeis podem obter o registro profissional.

Para conseguir o registro definitivo de profissional contábil, basta ir ao Conselho Federal de Contabilidade com a aprovação no Exame de Suficiência e os documentos solicitados.

Área de atuação do profissional contábil

O profissional de Ciências Contábeis pode também atuar de outras formas no mercado de trabalho. Como auditor, ele checa as contas da empresa, consultando os livros contábeis e balanços.

Se atuar na contabilidade ambiental, o profissional contábil controla os gastos relacionados ao meio ambiente. Na contabilidade gerencial, ele registra e analisa as operações financeiras da empresa.

A perícia contábil, área que cresceu bastante nos últimos anos, o profissional de Ciências Contábeis analisa todas as operações financeiras de uma empresa em busca de fraudes.

Foi assim que os subornos para alguns políticos corruptos efetuados pela empresa Odebrecht foram descobertos na operação Lava-Jato, em 2016.

Finalmente, se optar por trabalhar em planejamento e controladoria, o profissional de Ciências Contábeis irá otimizar e analisar os custos da empresa. Dessa forma, ele será responsável pelo crescimento financeiro da empresa.

A legislação

Em 28 de dezembro de 2007, a Lei nº 11.638 possibilitou a convergência das normas contábeis nacionais às internacionais. Embora tenha sido escolhido o processo de harmonização ao invés da padronização das leis, o cenário contábil brasileiro passou por diversas mudanças.

Mas cabe aqui um parêntese. A padronização de leis busca simplificar a um único modelo. estabelecendo as normas e leis de uma mesma profissão, independente do país ou cultura em que for aplicada.

Já na harmonização, são respeitadas as normas e características das operações comerciais e do país em que serão estabelecidas.

Mesmo optando pelo segundo modelo, as alterações afetaram todos os setores da contabilidade, inclusive o de operações financeiras, além da metodologia de ensino na graduação em Ciências Contábeis.

Até hoje, muitas faculdades buscam se adaptar a essa nova realidade. O que foi mais impactado pelas mudanças vigentes foi a Lei das Sociedades Anônimas, que exigiu uma nova alteração em 2009, que separava em definitivo a contabilidade financeira da contabilidade societária.

Tendências da profissão de Ciências Contábeis para 2021

De acordo com o Guia de Carreira da Catho, de fevereiro de 2019, 33% dos profissionais de Ciências Contábeis são técnicos em Contabilidade, 34% têm curso de pós-graduação e somente 23% apresentam inglês intermediário.

As principais tendências para o futuro da profissão de Ciências Contábeis, são que o contador saiba lidar com o volume cada vez maior de informações disponíveis no mundo real e virtual.

A cada dia que passa , medidas anticorrupção no Brasil e no mundo são priorizadas, exigindo-se cada vez mais do profissional de Ciências Contábeis, ética e responsabilidade.

Se você deseja seguir essa gloriosa carreira, saiba que as possibilidades de atuação são inúmeras , basta ter honestidade e vontade de obter sucesso no mercado de trabalho.

Mesmo com as recessões na economia, o mercado de trabalho para o profissional contábil permanece estável e em constante inovação.

Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de trabalho de Ciências Contábeis, que tal descobrir se Contabilidade é Para Você? Clique aqui e descubra agora mesmo!

Compartilhe agora mesmo:

Fique Sempre Atualizado!

Conheça os Melhores Cursos Online da Área de Contabilidade Para Você Especializar-se ou Ficar Sempre Atualizado Sem Precisar Sair de Casa ou Gastar Uma Fortuna!

100% livre de spam. Seu e-mail não será divulgado.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL!

Aqui você encontra artigos, indicação de cursos, livros, palestras e outros conteúdos destinados principalmente aos interessados na profissão contábil. Boa leitura!

100% livre de spam.