Qual é a função da contabilidade?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Relatos Contábeis

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL!

Aqui você encontra artigos, indicação de cursos, livros, palestras e outros conteúdos destinados principalmente aos interessados na profissão contábil. Boa leitura!

100% livre de spam.

A função da contabilidade é a de fornecer informações e avaliações, de natureza física, financeira e econômica, para os mais diversos tipos de usuários.. É uma ferramenta de fundamental importância para o controle de um empreendimento.

Por meio dela é possível extrair uma série de informações importantes para a tomada de decisão, para controlar e acompanhar as operações, além de facilitar o planejamento como um todo.

Qual é a função da contabilidade?

Qual é a função da contabilidade?

Sua função é a de fornecer informações e avaliações, principalmente as de natureza física, financeira e econômica, para os mais diversos tipos de usuários (pessoas físicas ou jurídicas) e que objetivam no processo de tomada de decisões e inferências sobre as tendências futuras.

em outras palavras, a função da contabilidade é centralizar todas as informações e documentos relativos às atividades econômicas e operacionais das empresa, envolvendo os seguintes processos:

  • Qualificação;
  • Classificação;
  • Acumulação;
  • Registro;
  • Análise;
  • Sumarização;
  • Relatório.

O que são demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis são os meios pelos quais a contabilidade executa seu objetivo de, periodicamente, fornecer aos usuários, particularmente acionistas e credores, as informações quantitativas sobre a empresa. Tais informações são, basicamente, de dois tipos:

1. Posição contábil da empresa, que se refere a uma data determinada – é representado pelo Balanço Patrimonial.

2. Mudanças na posição contábil, que se refere a um período de tempo – são representadas pelas:

  • Demonstração do Resultado do Exercício – DRE;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR.

Considerando que as demonstrações contábeis representam o produto final da contabilidade em todo seu processo e uma espécie de prestação de contas da administração da empresa para seus usuários, às demonstrações acima destacam-se as Notas Explicativas.

Esse processo é desenvolvido com base nos princípios fundamentais de contabilidade que determinam:

  • Informações a serem prestadas;
  • Organização das informações;
  • Medição das informações;
  • Reunião e combinação das informações;
  • Ajustes;
  • Apresentação das informações nas demonstrações contábeis.

Teoricamente, os princípios fundamentais de contabilidade devem ser o reflexo do balanceamento entre os objetivos das demonstrações contábeis e os elementos contábeis.

E ainda se procurarmos no dicionário a palavra-chave “contar”, encontramos três sentidos para ela:

1) Mensurar algo em números;
2) Comunicar algo para outra pessoa;
3) Confiar, no sentido de contar com alguém.

A contabilidade possui todas estas funções. Ela mensura, ou seja, fornece os dados e números relativos a tudo que se passa na organização; comunica, já que além de contabilizar os fatos, também serve para condensar os mesmos e comunicá-los; e é confiável, pois além de captar os dados, testa a veracidade dessas informações.

Em fim, o objetivo maior da contabilidade é fornecer informações a respeito do patrimônio da empresa, já que isso é de suma importância no processo de decisão.

VOCÊ QUER SER UM PERITO CONTÁBIL?

Aprenda o passo a passo para se tornar Perito Judicial Contábil e como atender cada etapa do processo, desde o cadastro até a entrega do Laudo Pericial Contábil e o recebimento dos honorários.

Clique Aqui e Saiba Mais!
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL!

Aqui você encontra artigos, indicação de cursos, livros, palestras e outros conteúdos destinados principalmente aos interessados na profissão contábil. Boa leitura!

100% livre de spam.