Você por acaso já ouviu falar em contabilidade gerencial? Saiba o conceito e a definição desta expressão para a contabilidade.

É fato que toda empresa formal deve ter o auxílio de um contador para prestar contas ao fisco e também para pagar todos os encargos fiscais e burocráticos. Na contabilidade gerencial, o contador, além de orientar o empreendedor sobre o que fazer com relação a tributos e impostos, também o auxilia na tomada de decisões de sua empresa.

Continue acompanhando o artigo para saber com maiores detalhes sobre a profissão.

Contabilidade gerencial – conceito e definição

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento e controle de uma empresa, visando assegurar o uso apropriado de seus recursos.

É a contabilidade gerencial que fornece informações necessárias para a administração e para o desenvolvimento de uma empresa.

Sendo assim, o contador é o profissional capaz de interpretar e explicar os dados contábeis para os donos do negócio, diretores e gerentes da empresa.

O papel do contador gerencial

Quando se fala em contador, logo vem à cabeça o profissional que lida com a escrituração de uma empresa, mas em sua premissa, o técnico de contabilidade é um especialista em fazer contas, desenvolver balanços e definir a realidade financeira de uma empresa ou mesmo de uma pessoa física.

Levando isto em consideração, o contador gerencial é aquele que identifica e interpreta informações financeiras/operacionais para o cliente, e com estas informações em mãos, o empreendedor poderá usar com mais responsabilidade seus recursos.

Veja também:

 

Contador gerencial, o profissional das estratégias

A partir da análise do faturamento, lucros e despesas, os diretores possam tomar decisões estratégicas mais eficazes.

A partir daí o contador dará as orientações sobre os próximos passos para a empresa obter o maior lucro possível.

Por exemplo, ao analisar o fluxo de caixa mensal da empresa, o contador pode fornecer dados suficientes ao gerente de recursos humanos para medir a produtividade de sua equipe e assim tomar decisões de contratação, demissão ou até bonificação de cargo.

Junto ao departamento de marketing e comunicação, o contador pode fornecer dados preciosos para medir o retorno de investimento em campanhas de divulgação da empresa.

Por meio de suas análises, os contabilistas gerenciais são capazes de responder a perguntas como:

  • Qual é o custo médio da empresa por unidade de trabalho — na empresa como um todo e dentro de departamentos específicos?
  • Quanto, em vendas, cada real investido em marketing traz?
  • Qual é a taxa de retorno necessária para fazer um novo investimento que valha a pena?
  • Quais atividades exigem os maiores gastos e quais trazem os maiores lucros — e como a organização pode maximizar o primeiro e minimizar o segundo?

A boa gestão de uma empresa (e consequentemente sua lucratividade) depende de um plano financeiro com valores e metas bem definidos.

Para que este plano financeiro seja executado com o máximo de rigor e eficiência, o empresário poderá buscar os recursos da contabilidade gerencial.

Por estar sempre em contato com as transações da empresa, o contador poderá coletar dados que serão úteis na gestão do empreendedor.

E não é apenas isso, a contabilidade gerencial também indicará as medidas a serem tomadas para a boa gestão da empresa.

Essas informações fornecidas pela contabilidade gerencial são transmitidas ao cliente através de relatórios, que detalham onde a empresa está desperdiçando dinheiro, quais as fontes de prejuízo, bem como as fontes de lucro.

Conclusão

A contabilidade gerencial funciona como um vetor dentro das empresas, onde o contador, com base no estudo de todas as informações financeiras de que dispõe irá traçar planos e estratégias.

A estratégia a que nos referimos aqui serve para as demais áreas da empresa, sendo assim, o contador gerencial possui relação com cada uma delas, visto que estão todas interligadas de algum modo.

Neste artigo, você entendeu o que é Contabilidade gerencial, seu conceito e definição. Se você gostou , deixe seu comentário e compartilhe essa informação. 

Conheça os Erros Mais Comuns Que As Pessoas Cometem Na Declaração e Evite Cair Na Malha Fina do IRPF 2020!

Baixar Agora!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!