Se destacar em um mercado profissional vasto e concorrido como o de hoje e crescer na carreira contábil ou em outra atividade não é nada fácil. Dependendo do caminho escolhido, serão muitos os desafios e os concorrentes que precisam ser superados para chegar até lá.

10 dicas para crescer na carreira contábil

Com perseverança, dedicação e muito trabalho, é possível atingir o sucesso e se realizar profissionalmente na área. E para ajudar nessa jornada, destacamos aqui 10 dicas para quem quer crescer na carreira contábil. Confira quais são elas!

10 dicas para crescer na carreira contábil

1. Comece a se destacar já na graduação

Não é preciso esperar a faculdade terminar para começar a investir e crescer na carreira contábil. Quem ainda é universitário deve aproveitar as oportunidades de estágio para desenvolver habilidades profissionais e se introduzir no mercado de trabalho. Esse também é o momento para considerar o trabalho voluntário em escritórios de advocacia e se cadastrar em centrais de estágios .

Outra possibilidade é se dedicar aos estudos com o objetivo de não só aprender o máximo possível que a universidade pode oferecer como também se destacar entre colegas e professores, que também fazem parte do mercado profissional e terão no bom aluno uma expectativa de um bom profissional.

Além disso, nunca é cedo demais para pensar em avançar com uma segunda graduação em uma área similar, como direito, administração ou economia. Enquanto o conhecimento em direito é bem valorizado e acrescenta muito à formação de contador, se a perspectiva e o sonho do estudante é perseguir uma vaga como a de controller, todo conhecimento que agrega valor é recomendado.

Pensar em emendar a faculdade com pós-graduações, mestrados e doutorados também pode ser uma boa alternativa, especialmente para quem ambiciona seguir na academia.

2. Aprenda novos idiomas e regras fiscais de outros países

Um contador não precisa ficar restrito ao mercado brasileiro. Internacionalizar o negócio não só é algo possível como extremamente recomendado, já que muitos clientes nacionais de um escritório de contabilidade podem ter atividades em outros países.

Portanto, é recomendável investir no aprendizado de novos idiomas e, com eles, as regras fiscais de outros países. Além de saber o inglês, o contador precisa entender também como funciona a contabilidade em países como Inglaterra e Estados Unidos, por exemplo, se pretende atender empresas exportadoras.

Além disso, quando uma empresa estrangeira quer firmar os pés no Brasil, certamente buscarão por profissionais que entendem as regulações dos seus países de origem e dominem também as peculiaridades do Brasil.

3. Participe de capacitações oferecidas pelas entidades de classe

As oportunidades de aprimoramento, muitas vezes, são disponibilizadas pelas próprias entidades de classe, como os Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Contabilidade.

Os cursos e seminários normalmente são oferecidos com descontos especiais para profissionais da área que estão regulamentados nos conselhos e estudantes de algumas universidades.

Entre os temas, se destacam os programas voltados para detalhes da legislação fiscal brasileira, o que é interessante não só para quem quer aprender pela primeira vez como quem só precisa se atualizar sobre o tema.

E os eventos promovidos por essas entidades também são oportunidades de trocar experiências com outros contadores e buscar contatos para networking na área.

4. Acompanhe as tendências de tecnologia no setor

A tecnologia é fundamental na contabilidade contemporânea. Hoje, softwares especializados em contabilidade são uma ferramenta tão essencial para o trabalho na área como uma pá é para um jardineiro.

O contador deve sempre buscar estar à frente e se capacitar com treinamentos nesses softwares, para não se tornar obsoleto como o os “guarda-livros” do passado. Além disso, é crucial acompanhar as tendências de tecnologia para o setor, de modo a se manter na frente e poder oferecer o que há de mais moderno aos seus clientes.

5. Aperfeiçoe-se estudando todas as novidades

Para continuar aprendendo sempre, o contador não deve esperar apenas por cursos ou treinamentos para desenvolver suas habilidades. É importante ser proativo e estudar como autodidata, seja por meio de materiais online, como vídeos e conteúdos de blogs, ou por meio de uma rica bibliografia.

A recomendação é sempre reservar uma parte da rotina para o aprendizado. E a prioridade aqui são os conhecimentos relacionados à área de atuação do contador.

6. Tenha foco em uma área, mas conheça um pouco das outras

Para se destacar na contabilidade, é preciso ter um objetivo principal: ele pode ser o de ter o próprio escritório e atender a muitos clientes, como contador ou consultor financeiro, ou, então, de conquistar uma vaga de auditor ou controller em uma grande empresa. Uma vez que essa meta é definida, é preciso foco para evoluir ao máximo nela, evitando distrações que vão no sentido oposto ao objetivo traçado.

Mas, ao mesmo tempo, faz parte dessa evolução entender, mesmo que superficialmente, um pouco do funcionamento das outras especialidades da contabilidade, especialmente quando é preciso integrar o trabalho com outros profissionais que operam nelas. Estudar direito fiscal também é importante em qualquer especialização da contabilidade.

7. Desenvolva uma rede de relacionamentos e faça networking

Importante em qualquer carreira, o networking é essencial para o reconhecimento no mercado. Além disso, contatos ajudam a gerar negócios, mesmo que indiretamente: um amigo que também é contador pode indicá-lo para um cliente quando estiver com a agenda cheia, por exemplo.

E também pode ser importante desenvolver uma rede de relacionamentos para fazer parcerias e trocar experiências profissionais.

8. Invista no marketing pessoal para crescer na carreira contábil

Investir na própria imagem e reconhecimento é extremamente importante na contabilidade, especialmente para os profissionais que trabalham como autônomos e dependem disso para gerar novos negócios.

Portanto, vale a pena desenvolver uma presença online forte para atrair clientes e se tornar autoridade na área, com blog e redes sociais ativas.

Outra técnica é cuidar do próprio visual: em uma visita a um cliente, a aparência não é algo fútil, mas, sim, de grande importância, pois exercerá certo impacto na primeira impressão do profissional.

9. Desperte suas habilidades de liderança

Chega um momento na carreira em que é preciso lidar com pessoas e motivar equipes. E para realizar isso, além de conhecimento técnico, é preciso saber como liderar.

Cada tipo de profissional tem um perfil de liderança diferente. Para despertar essa habilidade é recomendável se conhecer bem e saber como sua atitude inspira os outros.

Quando o contador assume a responsabilidade de líder de uma equipe, ele se torna um exemplo de comportamento e o foco das atenções. Portanto, vale a pena desenvolver a liderança para não estragar essa oportunidade.

10. Tenha perseverança e aprenda com seus erros para crescer na carreira contábil

Por fim, lembre-se de que o desenvolvimento profissional nem sempre é um caminho linear. Alguns saltos na carreira podem parecer muito ousados, enquanto mesmo pequenas derrotas desanimam quando se parece retroceder na evolução.

A dica final é não desanimar com os contratempos e ter persistência. Cada erro é uma nova oportunidade de aprendizado e de evolução. A progressão profissional na carreira de contabilidade pode até não ser fácil, mas esperamos que com o conteúdo deste artigo algumas questões tenham sido elucidadas e seja possível entender melhor como evoluir na área.

Dica Importante: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso de Rotinas Contábeis, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.

O curso é sem enrolação, onde você irá a aprender como os profissionais contábeis fazem seus trabalhos diariamente, usando sistema, gerando relatórios e conversando com seus clientes… Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

E agora que você já sabe como crescer na carreira contábil, que tal assinar nossa newsletter para ficar por dentro de novas dicas sobre contabilidade? Esperamos você!

Fonte Original: Fortes Tecnologia

Conheça os Erros Mais Comuns Que As Pessoas Cometem Na Declaração e Evite Cair Na Malha Fina do IRPF 2020!

Baixar Agora!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!