Auditoria e controladoria são termos bastante importantes dentro da contabilidade, veja com detalhes o que cada um deles significa.

Entenda a diferença entre auditoria e controladoria

 

Ao cursar ciências contábeis, o bacharel possui muitas opções e áreas para seguir. Não raras vezes as funções a serem desempenhadas são confundidas, como o caso da auditoria e controladoria.

É importante ter em mente que cada profissional é responsável por uma fatia desse enorme universo que é a contabilidade, trouxemos um artigo completo com algumas considerações para esclarecer as diferenças que existem entre a auditoria e a controladoria.

Controladoria

Todo negócio precisa contar com um planejamento estratégico e financeiro, orçamentos, dados corretamente coletados e analisados e suporte à gestão.

Nesse sentido, o papel da área de planejamento e controladoria contábil é justamente gerenciar tais tarefas, consolidando as informações e auxiliando os responsáveis por outros departamentos na gestão e no alcance dos resultados.

A controladoria dá suporte às decisões tomadas em diferentes setores por seus gerentes e pela diretoria da empresa. Trabalhando com diversos tipos de profissionais, o departamento coordena e avalia ações em curto e longo prazo, corrige desvios e aperfeiçoa acertos.

As ações que o controller planeja são estratégicas, observando dados obtidos, elementos internos e externos, causas e consequências e demais critérios.

Depois, na parte operacional dos setores, elas são executadas pelos profissionais operacionais e sob a visão dos responsáveis pelas áreas específicas.

Dar apoio a diretores e gestores de departamentos também faz parte das tarefas, pois as próprias tomadas de decisões fazem parte da estratégia. Então, seu suporte serve para que o planejamento de cada área seja sempre o mais assertivo possível, gerando os resultados desejados lá na frente.

As tarefas gerenciais do seu trabalho vêm depois da atuação como estrategista. Enquanto o planejamento está sendo executado — e também posteriormente —, o gerente de planejamento e controladoria contábil analisa métricas diversas e conduz a continuidade e o aperfeiçoamento das práticas.

O que é auditoria contábil

Para explicar de uma forma simples, auditoria contábil nada mais é do que o processo de análise da situação financeira de uma empresa, porém tendo como objetivo verificar se os cálculos feitos pela contabilidade estão mesmo corretos. Além disso, essa metodologia permite identificar eventuais fraudes ou desencontros de informação.

Para isso, são analisados todos os documentos contábeis da empresa, compreendidos em um determinado período, e checadas as informações junto aos comprovantes originais ou com fontes externas. Essa é uma das formas mais eficientes de demonstrar para os seus acionistas que há transparência e segurança nos negócios.

Muitos acreditam que o processo de auditoria contábil existe apenas nas grandes corporações, o que está longe de ser verdade.

Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, pode passar por um processo de auditoria a fim de verificar se as contas batem.

O profissional responsável por esse trabalho deve ser formado em Ciências Contábeis e ter registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade.

O processo pode ser rápido ou longo, dependendo da quantidade de demandas que existirem, mas no final dos trabalhos o relatório conclusivo deverá servir como importante documento para que se comprovem eventuais falhas ou, ainda, que há regularidade em todas as transações. Porém, engana-se quem acha que números não são tudo o que a auditoria contábil vê.

Quais a diferença entre auditoria e controladoria

Controle interno é um procedimento de garantia do cumprimento dos objetivos do instituto federal contra riscos de descumprimento ou desvirtuação.

Auditoria interna é um procedimento de avaliação da qualidade dos controles e, portanto, da capacidade de um instituto federal alcançar seus objetivos.

Faz parte do conceito de controle os conceitos de objetivo e de riscos.

Um objetivo designa uma situação que se deseja alcançar por meio de uma atitude tomada no âmbito do instituto federal.

Um risco representa um evento possível que, se vier a ocorrer, impedirá ou dificultará o cumprimento de um ou de vários objetivos.

Que tal um exemplo?

Em um processo de compras, o objetivo é a satisfação de uma necessidade do instituto federal, que pode ser a aquisição de mesas de trabalho. Esta necessidade não será satisfeita se o risco de fraude se concretizar e o dinheiro, em vez de ser trocado pelas compras, for desviado.

Assim sendo, a auditoria interna representa um procedimento de avaliação da capacidade de os controles internos instituídos realmente impedirem a concretização do risco de fraude.

Conclusão

Os conceitos não podem ser confundidos pois é extremamente importe que a empresa tenha internamente ambos os profissionais (auditores e controladores) para que toda estratégia seja bem desempenhada e para que se alcance o resultado esperado.

Recomendamos para você:

As pessoas formadas em Ciências Contábeis e que hoje exercem os mais variados cargos de alto escalão, geralmente são boas em lógica.

Mas, caso possuir estes atributos não seja a sua realidade e o curso de Ciências Contábeis lhe chamar a atenção, vá em frente! Esse interesse não deve ter ocorrido por acaso!

E se, mesmo assim, ainda estiver em dúvida sobre se deve ou não cursar Ciências Contábeis, junte-se a outras pessoas inteligentes, acesse “Contabilidade é Para Você?”,  e defina se irá ou não optar por esta profissão.

Pesquisas relacionadas:

  • diferença entre controle interno e auditoria interna
  • auditoria e controladoria pdf
  • o que é auditoria
  • diferença entre controle interno e controladoria
  • artigo sobre controladoria e auditoria
  • auditoria e controladoria no setor público
  • tesouraria controladoria e auditoria
  • qual a função do controle interno numa organização?

 

Conheça os Erros Mais Comuns Que As Pessoas Cometem Na Declaração e Evite Cair Na Malha Fina do IRPF 2020!

Baixar Agora!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!