Não é todo mundo que precisa informar o número, mas ele é necessário para acompanhar o andamento do processo ou para retificar a declaração.

À exceção dos contribuintes que irão fazer o preenchimento pela primeira vez, a Receita Federal pede, na abertura do programa, o número do recibo da declaração do ano anterior.

Imposto de Renda 2020: Como recuperar o recibo da declaração

O preenchimento do número do recibo, de 12 dígitos, é opcional em três casos: quando a soma dos rendimentos de titular e dependentes for inferior a R$ 200 mil, quando a declaração for transmitida com o uso de certificado digital e se o contribuinte não tiver declarado o IR no ano passado.Porém, é necessário ter o número do recibo em mãos para acompanhar o andamento do processo ou para retificar a declaração. Por isso, a Receita orienta que o contribuinte imprima e guarde o documento.

Como recuperar o recibo da declaração

Segundo a Receita, o recibo de entrega fica gravado automaticamente no disco rígido do computador no qual está instalado o programa do IR. Se o contribuinte não encontrá-lo, há três maneiras de recuperá-lo:

1) na versão do programa do IR usado para preenchimento e envio do formulário;

2) no portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);

3) nos postos físicos da Receita.

A Receita alerta que não fornece cópias de recibos por e-mail ou pelo canal de atendimento telefônico. Para obtê-la no e-CAC, o contribuinte deve ter certificado digital ou código de acesso gerado anteriormente.

Se o contribuinte não encontrar o número no programa do IR nem no e-CAC, resta procurar pessoalmente a Receita. A unidade de atendimento mais próxima pode ser consultada no site da instituição.

Conheça os Erros Mais Comuns Que As Pessoas Cometem Na Declaração e Evite Cair Na Malha Fina do IRPF 2020!

Baixar Agora!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!