Entre as principais novidades do Programa da Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2020, está a possibilidade de informar o valor da parcela isenta de 65 anos.

Como informar o valor da parcela isenta do IRPF 2020

Como informar o valor da parcela isenta do IRPF 2020

Na declaração do imposto de renda 2020, ano base 2019, é possível informar na ficha Rendimentos Recebidos Acumuladamente o valor da parcela isenta 65 anos, lembrando que o programa fará a verificação da idade do contribuinte.

Contudo, essa isenção somente será utilizada caso o contribuinte selecione a opção “Ajuste Anual” como forma de tributação do Rendimento Recebido Acumuladamente. Caso seja selecionada a opção “tributação exclusiva na fonte”, a parcela isenta 65 anos será somada ao rendimento tributável.

Em razão do exposto, é aconselhável que o contribuinte faça a simulação das duas opções (AJUSTE ANUAL ou TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA NA FONTE), de forma a escolher a opção de tributação mais vantajosa com relação aos Rendimentos Recebidos Acumuladamente.

Conheça as principais mudanças no Imposto de Renda em 2020

  • Vale lembrar que houve mudanças com relação à declaração de 2019:
  • A partir de agora, é necessário informar o CPF de todos os dependentes, de qualquer idade.
  • Fim da dedução de empregado doméstico;
  • A restituição será antecipada e dividida em cinco lotes. O primeiro será em maio, e não mais junho. O último lote, que saía em dezembro, passará a ser disponibilizado em setembro.
  • Quem tiver certificado digital poderá optar pela declaração pré-preenchida e apenas confirmar as informações;
  • Doações a fundos de idosos podem ser deduzidas até o limite de 3% do imposto devido diretamente na declaração. Até agora, elas poderiam ser feitas no ano corrente, mas não diretamente na declaração;
  • Foi ampliado o prazo para agendar o débito automático da primeira cota ou cota única do imposto. Até agora, quem entregava a declaração até o fim de março tinha direito ao agendamento. A partir deste ano, a funcionalidade estará disponível para transmissões até 10 de abril.

Evite cair na malha fina do imposto de renda conhecendo os erros mais comuns que as pessoas cometem na declaração. Clique aqui e baixe seu e-book gratuito.

Acompanhe todas as nossas dicas sobre o Imposto de Renda neste link e saiba como fazer a sua declaração corretamente.

Fonte: www.ebc.com.br

 

Conheça os Erros Mais Comuns Que As Pessoas Cometem Na Declaração e Evite Cair Na Malha Fina do IRPF 2020!

Baixar Agora!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!