O que você precisa saber sobre o décimo terceiro salário
Com a chegada do final de ano, aumentam as perspectivas de várias coisas que estão relacionadas a esta época. O décimo terceiro salário vem justamente para ajudar a passar menos aperto neste período. Uma vez que temos Natal, ano novo, presentes, amigo secreto, ceia, férias e diversas contas a pagar.
O que você precisa saber sobre o décimo terceiro salário
O décimo terceiro salário foi instituído em 1962 por meio da Lei 4.090.
Este benefício corresponde a um doze avos (1/12) da remuneração de cada mês trabalhado. Hoje, esse benefício movimenta grande quantidade de recursos. Agita o comércio e com grande volume de compras, contribui para a geração de novos empregos.
Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao décimo terceiro. O benefício começa a ser contato após quinze dias de trabalho. Aos que estão empregados há menos de um ano, a valor é proporcional ao tempo de contratação ou pode ser divido integralmente por doze, multiplicando o resultado pelos meses trabalhados.
É importante ressaltar que, aposentados e pensionistas recebem o benefício pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
De acordo com a lei, a primeira pode ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. Nessa parte não há desconto, ela deve corresponder à metade do valor recebido no mês anterior. Na segunda parcela, o funcionário tem até o dia 20 de dezembro para receber. Essa tem como base o salário deste mesmo mês, subtraindo o valor adiantado na primeira parcela.
Como calcular o décimo terceiro salário
Para calcular o décimo terceiro, é importante seguir as seguintes etapas:
- O primeiro passo para aprender como calcular o décimo terceiro começa com o salário do mês dividido por 12 (o número de meses no ano);
- em seguida, você multiplica esse valor pela quantidade de meses trabalhados naquele ano.
Se, porventura, o colaborador não trabalhou o mês inteiro, ao longo do ano, o período deve ser considerado integralmente se ele esteve presente, ao menos, em 15 dias do mês.
Ao calcular o 13º, lembre-se de considerar todos os adicionais: periculosidade, gratificação de função e insalubridade, entre outros.
A ideia, aqui, é realmente pagar um salário a mais — e que seja igual ao que ele receberá em dezembro.
Isso é a regra básica para entender como funciona o décimo terceiro, caso a pessoa não tenha remuneração variável.
Dica final
O ideal é aproveitar a oportunidade e utilizar este recurso da melhor forma possível e de forma consciente. Utilize-o com gastos extras, como IPTU e IPVA, fuja de parcelamentos usando este recurso para comprar a vista, quite suas pendências financeiras e prepare-se para futuras emergências.
Com a ajuda de um contador tudo fica mais fácil.
- Saiba aqui: As principais atribuições de um contador
- Veja também: A contabilidade no planejamento das finanças pessoais