Loading...

O contribuinte só deve declarar herança no Imposto de Renda  se o processo judicial de inventário já estiver  totalmente finalizado. Sem a conclusão desse processo nada poderá ser declarado.

Quem recebeu uma herança em um valor acima de R$ 40 mil, com o processo finalizado em 2019, deve declarar em seu Imposto de Renda da Pessoa Física ( IRPF ) de 2020.

 

Como declarar herança no Imposto de renda

Caso processo tenha sido concluído em 2019, o herdeiro deverá declarar a herança se tiver recebido bens ou quantias em dinheiro cujo valor ultrapasse R$ 40 mil . Abaixo desse valor, a pessoa não precisa declarar a herança

Como declarar herança no Imposto de renda

Ao preencher a Declaração, você deverá informar o que foi herdado na ficha de ‘ Bens e Direitos ‘, conforme o bem herdado ou quantia em dinheiro, e também deverá incluir na ficha ‘ Rendimentos Isentos e Não Tributáveis ‘, dentro da aba ‘ Transferências Patrimoniais – Doações e Heranças ‘, o valor total dos bens recebidos.

Loading...

Não se esqueça de que os bens e dos valores relacionados nessas fichas precisam estar de acordo com o que foi relacionado na Declaração de Espólio – que é a declaração do conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa falecida.

Para os processos de inventário que não tenham sido concluídos em 2019, o herdeiro não deve reportar os bens herdados em sua Declaração de Imposto de Renda 2020 , cujo prazo esse ano foi estendido, excepcionalmente, até 30/06/2020.

Aprenda como fazer sua declaração de Imposto de Renda sem erros

Com o objetivo de auxiliar àqueles que têm dúvidas em relação à declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), uma de nossas colegas, oferece curso um rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre Imposto de Renda.

O curso, voltado a quem deseja fazer sua própria declaração ou até mesmo se preparar para fazer a de outras pessoas.

Neste curso online são abordadas questões relativas à legislação previdenciária arrecadatória imputada às pessoas físicas, de acordo com a Lei 8.212/91 e suas alterações, além do Regulamento do Imposto de Renda Pessoa Física (Decreto 3.000/99).

Descubra como passar no Exame de Suficiência do CFC Estudando Menos.

Clique Aqui e Saiba Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!