Como administradores e contadores transformam sonhos em realidade
Vamos conhecer as particularidades de cada uma dessas profissões, administradores e contadores, que são fundamentais para o sucesso dos empreendedores.
Seja por vocação ou necessidade, o fato é que o Brasil vive uma onda de empreendedorismo. Isso se traduz no crescimento dos Microempreendedores Individuais (MEI) no mercado. Criada em 2008, a modalidade que permitiu a formalização de milhões de trabalhadores até então sem registro profissional viu seu número de inscritos saltar de 44 mil pessoas em 2009 para 9 milhões em setembro deste ano.
Com o aumento das MEIs nos últimos anos, cada vez mais os administradores e contadores ganham protagonismo e ajudam a fomentar o crescimento, oferecendo caminhos viáveis a quem mergulha de cabeça no desafio de abrir um negócio e transformá-lo em realidade.
Com o MEI em dia, o trabalhador passa a ter direito a uma série de vantagens, como acesso a benefícios da Previdência Social, emissão de notas fiscais e a garantia de um CNPJ ativo que permite operar nos mais diferentes tipos de transações comerciais. Além disso, torna-se “dono do próprio nariz” – um sonho de muitos funcionários da iniciativa privada.
Cuidado com as armadilhas
No entanto, sem uma base sólida, esse pacote pode se tornar uma bola de neve. Com isso, apresenta efeito reverso, acelerando os prejuízos e levando à falência negócios que tinham tudo para dar certo. Uma das grandes falhas de muitos empreendedores é sucumbir por falta de planejamento, fazendo com que ótimas ideias se percam pelo caminho.
É neste cenário que a figura de um administrador ou contador ganha relevância, com conhecimento profissional suficiente para traçar metas e delimitar cada passo do microempreendedor rumo à estabilidade. Para o MEI que deseja aprofundar seu conhecimento e saber todos os passos do seu negócio, de ponta a ponta, a formação acadêmica representa um diferencial na solidificação de sua atividade.
Administração e Contabilidade
Uma pessoa formada em Administração de Empresas pode gerenciar mais facilmente o dia a dia de um negócio. Para isso, delimita objetivos e coloca em prática um planejamento que, se bem executado, faz toda a diferença no desempenho do empreendimento.
Já quem prioriza a Contabilidade consegue adquirir conhecimento para tocar a rotina de um pequeno negócio, assim como para fornecer suporte técnico qualificado em uma rotina empresarial, como prestações rotineiras de contas a órgãos oficiais, que causam arrepios aos MEIs mais inexperientes por absoluto desconhecimento.
Consultoria
Com a explosão de microempreendedores individuais pelo País, ganha corpo a possibilidade de administradores e contadores trabalharem na área de consultoria. Assim, é possível formar uma ampla carteira de clientes com o objetivo de orientar os MEIs desde as atividades mais complexas até as tarefas básicas do dia a dia. Afinal, é muito importante conhecer e gerenciar o fluxo de caixa e o recolhimento de impostos. Se bem executadas, essas tarefas potencializam os lucros. Mas, se ignoradas, levam projetos à ruína.
Um consultor não só elabora planos de negócios, como auxilia nas dúvidas comuns do dia a dia, como contratação de empregados. Aliás, todo microempreendedor pode ter um empregado com registro em carteira. Isso implica em uma série de responsabilidades, como recolhimento de FGTS e respeito às regulamentações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O profissional da área também ajuda a elaborar o relatório mensal de receitas e a formatar a temida declaração anual simplificada obrigatória, exigida pelo Governo Federal. Além, é claro, de garantir o respeito ao limite de R$ 81 mil para faturamento anual do MEI e a prestação de serviço para uma possível transição a outro regime de tributação, como a Microempresa (ME), caso os negócios evoluam em ritmo acelerado e esse valor se torne insuficiente diante do volume de vendas.
>>>Clique aqui e veja a solução definitiva para o sucesso profissional de um Contador
Serviço
É muito importante que o profissional saiba o que está acontecendo no mundo. Ter uma noção básica do contexto atual, seja na política, na economia ou em outras áreas, pode ser um diferencial, porque mostra que a pessoa tem interesse em buscar novas informações e cabeça aberta para saber um pouco de tudo.
Estando atualizado, o profissional conta com as informações mais importantes de diversas áreas e de eventos que acontecerão. Por causa disso, as chances dele ser surpreendido serão menores. Dessa forma, ele terá mais conhecimento sobre o que fazer caso algo que ele planejou não saia da forma que ele imaginou.
Como você já deve saber, a atualização profissional é muito importante, e não faltam razões para que o funcionário saia da zona de conforto e busque saber de tudo um pouco.
Graças à tecnologia e softwares modernos, isso pode ser feito na comodidade de uma casa, ou então por smartphones e tablets.
Por esses e outros motivos, o profissional não deve ignorar os avanços, mas sim aprender com eles para se qualificar cada vez mais.