Como declarar um carro financiado no Imposto de Renda
Para declarar um carro financiado no Imposto de Renda é necessário também informar o numero do RENAVAN, bem como a quantidade de parcelas.
Quem está obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda 2020 precisa incluir todos os bens que estão em seu nome, como carro e casa.
Quem tinha bens acima de R$ 300 mil em 31/12/2019 está obrigado a declarar.
Desde 2018, a Receita passou a exigir um maior detalhamento das informações. No caso do carro, é preciso informar também o número do Renavam, que é o Registro Nacional de Veículos Automotores e funciona como se fosse o RG do carro.
É possível encontrar o número do Renavam no documento do veículo.
Como declarar um carro financiado no Imposto de Renda
Na ficha Bens e Direitos, linha 21, preencha os dados do veículo.
Preencha a localização de onde está o veículo (se no Brasil ou outro país).
No campo “Renavam”, informe o número do Registro Nacional do veículo.
Na coluna “Discriminação”, informe de quem comprou o carro (nome, CPF ou CNPJ). Informe ainda quem financiou o carro, número de parcelas, nome e CNPJ do banco.
Deixe em branco o campo Situação em 31/12/2018 (caso ainda não tivesse o veículo) ou repita o valor informado nesta data na declaração do ano passado.
Preencha o campo “Situação em 31/12/2019” com os valores efetivamente pagos até esta data. Se começou a financiar o carro em 2018, some o valor das parcelas pagas em 2019.
Não informe financiamento em “Dívidas”
Um aviso importante: não informe financiamento na ficha “Dívidas e ônus reais”.
Segundo orientação da Receita Federal, o financiamento deve ser informado somente na ficha de “Bens e Direitos”, no campo próprio destinado ao bem adquirido, aumentando, ano a ano, seu custo de aquisição até que este seja quitado.
Gostei do artigo! Comprei meu primeiro carro no https://sulcarro.com.br e este ano foi a minha primeira vez fazendo declaração de IR. Queria eu ter lido este artigo início do ano, teria me ajudado bastante, hehe! Mas agora para o próximo ano eu já sei 🙂 Obrigado
Ótimo post parabéns, também fiz um em meu site falando sobre financiamento imobiliário caixa pelo programa casa verde amarela (antigo minha casa minha vida), se quiser conferir clique aqui .