Acumular dois benefícios do INSS ao mesmo tempo é permitido?

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Relatos Contábeis

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL!

Aqui você encontra artigos, indicação de cursos, livros, palestras e outros conteúdos destinados principalmente aos interessados na profissão contábil. Boa leitura!

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

De acordo as novas regras, o beneficiário poderá acumular dois benefícios do INSS ao mesmo tempo, desde que sejam de regimes previdenciários distintos.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contou com novas regras de acúmulos de benefícios após o texto da Reforma da Previdência entrar em vigor. Antes, o segurado poderia receber dois benefícios ao mesmo tempo, como, por exemplo, nos casos de duas pensões. Mas agora, o acúmulo é permitido?

Sendo assim, com as novas regras, o beneficiário poderá receber duas aposentadorias oficiais do INSS, mas desde que sejam recebidas em regimes previdenciários diferentes. Além disso, o beneficiário poderá receber pensão por morte mais aposentadoria.

A concessão depende de quando os benefícios foram solicitados.

Acumular dois benefícios do INSS ao mesmo tempo é permitido?

Casos em que acumular de dois benefícios do INSS é permitido

O beneficiário do INSS poderá receber duas aposentadorias ao mesmo tempo, desde que sejam concedidas em regimes previdenciários diferentes.

Por exemplo, caso um professor trabalhe em uma escola privada e e também seja servidor público, ele poderá se aposentar tanto pelo INSS, quanto pelo regime próprio de previdência do município ou do estado em que for servidor.

Além disso, será possível acumular a pensão por morte e aposentadoria. Nesta situação, o segurado vai receber, integralmente, o benefício de maior valor. O pagamento será apenas de uma parcela do que for menor.

O cálculo

O percentual vai ser calculado por uma escala de reduções, dividida por faixas de rendimento, limitado ao salário-mínimo.

Poderão ser recebidas em conjunto:

Pensão por morte decorrente de cônjuge ou companheiro de um regime da previdência social mais outra pensão por morte de regime diverso ou pensões aliadas às atividade militares presentes.

Além disso, será permitido aposentadoria rural por idade + pensão por morte de trabalhador urbano.

INSS: Casos em que o acúmulo é proibido

acúmulo de benefícios no INSS é proibido nas seguintes situações:

  • Salário-maternidade e auxílio-doença;
  • Auxílio-doença + aposentadoria;
  • Aposentadoria e abono de permanência de benefício;
  • Duas pensões por morte deixadas por cônjuge, filhos ou pais;
  • Seguro-desemprego + outro benefício da Previdência, salvo pensão por morte ou auxílio acidente.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Compartilhe agora mesmo:

Fique Sempre Atualizado!

Conheça os Melhores Cursos Online da Área de Contabilidade Para Você Especializar-se ou Ficar Sempre Atualizado Sem Precisar Sair de Casa ou Gastar Uma Fortuna!

100% livre de spam. Seu e-mail não será divulgado.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL!

Aqui você encontra artigos, indicação de cursos, livros, palestras e outros conteúdos destinados principalmente aos interessados na profissão contábil. Boa leitura!

100% livre de spam.