Imposto de Renda 2020 traz novidades na declaração pré-preenchida
Agora ficou mais fácil prestar suas contas com o Leão através da declaração pré-preenchida. Veja neste artigo o que você deve fazer:
Novidades na declaração pré-preenchida
A partir de 2020, a Declaração Pré-Preenchida pode ser obtida diretamente do Programa Gerador do IRPF2020 por meio da opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida” da Aba “Nova” da Tela de Entrada do Programa, não sendo mais necessário a geração e importação de um arquivo avulso no portal e-CAC disponível no site da Receita Federal.
No entanto, para obtê-la diretamente no Programa IRPF2020 é necessário o uso de certificado digital do próprio contribuinte ou de seu procurador.
Além dos dados da declaração do ano anterior e os dados da Dirf, DMED e Dimob, a declaração Pré-Preenchida agora inclui também os dados financeiros do contribuinte declarados em Dirf.
Cabe destacar que a verificação da correção de todos os dados na Declaração de Ajuste Anual é de responsabilidade do contribuinte, o qual deve realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.
Principais mudanças no Imposto de Renda em 2020
- Vale lembrar que houve mudanças com relação à declaração de 2019:
- A partir de agora, é necessário informar o CPF de todos os dependentes, de qualquer idade.
- Fim da dedução de empregado doméstico;
- A restituição será antecipada e dividida em cinco lotes. O primeiro será em maio, e não mais junho. O último lote, que saía em dezembro, passará a ser disponibilizado em setembro
- Quem tiver certificado digital poderá optar pela declaração pré-preenchida e apenas confirmar as informações;
- Doações a fundos de idosos podem ser deduzidas até o limite de 3% do imposto devido diretamente na declaração. Até agora, elas poderiam ser feitas no ano corrente, mas não diretamente na declaração;
- Foi ampliado o prazo para agendar o débito automático da primeira cota ou cota única do imposto. Até agora, quem entregava a declaração até o fim de março tinha direito ao agendamento. A partir deste ano, a funcionalidade estará disponível para transmissões até 10 de abril.
Acompanhe todas as nossas dicas sobre o Imposto de Renda neste link e saiba como fazer a sua declaração corretamente.
Fonte: ebc.com.br