INSS: Dona de casa pode se aposentar?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Relatos Contábeis

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL!

Aqui você encontra artigos, indicação de cursos, livros, palestras e outros conteúdos destinados principalmente aos interessados na profissão contábil. Boa leitura!

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Muita gente não sabe se uma dona de casa pode aposentar sem ter contribuído tempo suficiente para o INSS. Leia este artigo e descubra se isso é possível.

Trabalhar cuidando de uma casa é uma tarefa bem difícil e trabalhosa. Atividades como lavar, passar, cozinhar e cuidar dos filhos, apesar de não serem remuneradas, demandam muito esforço e dedicação.

INSS: Dona de casa pode se aposentar?

INSS: Dona de casa pode se aposentar?

Mesmo que as donas de casa tenham passado a maior parte da vida sem efetuar contribuições para a previdência social, elas também possuem o direito de receber aposentadoria do INSS.

O primeiro passo a ser dado pela dona de casa que deseja se aposentar, é iniciar seu período de contribuição para a previdência social e se enquadrar na condição de segurada facultativa, onde o principal critério é que tenha pelo menos 15 anos de contribuição.

No caso de pessoas que jamais conseguiram contribuir para o INSS, basta efetuar um cadastro na autarquia, a inscrição pode ser concluída através de telefone, pelo número 135, ou ainda, pelo site oficial do Meu INSS. Para isso, o usuário deverá clicar em: cidadão – inscrição e depois, clicar em filiado.

Nesta inscrição, será preciso que você comunique apenas seus dados pessoais para que o sistema possa gerar um número de único, logo após esse estágio, já possível iniciar o recolhimento através do pagamento da GPS.

>>>Acumular dois benefícios do INSS ao mesmo tempo é permitido?

Aposentadoria de um salário mínimo para dona de casa

Para casos em que a contribuição for de 5% sobre o salário mínimo 

Esta é uma opção que é válida para dina de casa, no qual a família se encaixa na condição de baixa renda, e que se ocupam unicamente ao trabalho doméstico em sua residência.

  • Contribuição de 5% do salário mínimo nacional vigente em casa ano, por mês;
  • Para requerer a aposentadoria: Nesses casos, é possível requerer a aposentadoria por idade, desde que tenha cumprido com 15 anos de contribuição e já possua idade igual ou superior a 60 anos.
  • Valor da aposentadoria que o requerente irá ter disponível a título de aposentadoria será de um salário mínimo;
  • Código padrão de recolhimento mensal: 1929;
  • Exigências a serem cumpridas: A dona de casa que for requerer a aposentadoria não pode possuir nenhum tipo de renda própria, incluindo recebíveis de aluguel e pensão. A dona de casa também deverá possuir uma renda familiar que não seja superior a dois salários mínimos, e, ser inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Contribuição de 11% sobre o salário mínimo

O valor a ser recolhido para a previdência é maior no caso de pessoas que não preencham as regras de dona de casa com critério de baixa renda, sendo:

  • Contribuição de 11% sobre o valor do salário mínimo;
  • Para requerer a aposentadoria, a dona de casa passa a ter o direito de se aposentar por idade desde que preencha no mínimo 15 anos de contribuição e possuir idade igual ou superior a 60.
  • Código padrão de recolhimento mensal: 1473.

É possível dona de casa se aposentar com mais de um salário mínimo?

Contribuição sobre o teto previdenciário 

Para efetuar esse tipo de contribuição, é mais viável para pessoas que já tiveram a carteira assinada por empregadores, pois, alíquota da contribuição é maior.

  • Nesses casos, o recolhimento inicia com 20% do salário mínimo e vai até 20% do teto previdenciário vigente.
  • Para requerer a aposentadoria, a dona de casa precisa preencher no mínimo 15 anos de contribuição.
  • Existe ainda uma outra opção que se refere a aposentadoria por tempo de contribuição, e, nesse caso, é necessário ter 35 anos de contribuição, e então, a idade é dispensada.

Como é feito o pagamento?

O pagamento pode ser efetuado de duas maneiras:

  • Efetuar a compra dos carnês em papelarias e preencher manualmente; ou
  • Gerar uma guia da Previdência Social através do site oficial do Meu INSS.

É necessário informar um dos códigos de recolhimento que foram mencionados acima, de acordo com a categoria escolhida.

O pagamento poderá ser feito até o dia 15 de cada mês.

Compartilhe agora mesmo:

Fique Sempre Atualizado!

Conheça os Melhores Cursos Online da Área de Contabilidade Para Você Especializar-se ou Ficar Sempre Atualizado Sem Precisar Sair de Casa ou Gastar Uma Fortuna!

100% livre de spam. Seu e-mail não será divulgado.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

RECEBA NOVIDADES POR E-MAIL!

Aqui você encontra artigos, indicação de cursos, livros, palestras e outros conteúdos destinados principalmente aos interessados na profissão contábil. Boa leitura!

100% livre de spam.